SaporeDiVino

Descubra quem é a FERRARI dos espumantes

Ferrari espumante

Preparado para conhecer esse mundo magnífico de “bollicine”?

 

Bollicine é a forma simpática como queremos chamar os espumantes, e como são conhecidos aqui na Itália. Só queria lembrar que a pronúncia é como se o “c” tivesse o som do nosso “ch”, então seria “bollichine”, fica mais simpático ainda. 🙂

Queremos iniciar por uma das marcas mais representativas a “FERRARI” que utiliza o método clássico na produção de seus espumantes.

Muitas pessoas associam esse nome a Fórmula 1 ou aos seus carros esportivos. Quem nunca ouviu falar desses carros vermelhos maravilhosos?  A verdade é que a única associação que podemos fazer é que “le bollicine” FERRARI são para o mundo dos vinhos espumantes, assim como a Ferrari é para o mundo automobilístico.

Nem mesmo podemos dizer que a vinícola FERRARI copiou o nome da marca desses incríveis automóveis, porque a empresa nasce em 1902 fundada por Giulio Ferrari, enquanto que Ferrari, a empresa que produz carros, foi criada em 1947 por Enzo Ferrari.

Para terminar com essa comparação, o que distingue a empresa vinícola, da empresa automobilística, é a forma como se escreve seu nome. FERRARI, escrito com letras maiúsculas representa a vinícola, enquanto que Ferrari, só com a primeira letra maiúscula, a fabricante dessas maravilhosas máquinas.


ferrari-logo

Mas retornando ao nosso mundo de bollicine, como disse anteriormente, a vinícola Ferrari nasce de um sonho de Giulio Ferrari, que queria criar em Trentino, uma região do Norte da Itália, um vinho que fosse capaz de se comparar aos melhores champanhes franceses.

Giulio Ferrari foi um pioneiro, porque percebeu a extraordinária vocação da sua terra para cultivar a uva Chardonnay, e foi ele o responsável por difundir essa uva na Itália.

Começa então a produzir algumas seletas garrafas com um culto obsessivo pela qualidade. Rapidamente foi coroado com os principais reconhecimentos internacionais que ainda acontecem até os dias de hoje.

Post Ferrari - garrafas

Atualmente a vinícola é comandada pela família Lunelli, que adquiriu a empresa de Giulio Ferrari em 1952 com a promessa de serem os guardiões da história centenária da Casa Ferrari.  A família Lunelli reconhece seus horizontes nos experimentos e pesquisas contínuas, se renovando sem esquecer a tradição.

Nós aqui em casa somos suspeitos para falar dos “bollicine” Ferrari, simplesmente somos fãs, então a partir de agora estaremos escrevendo posts sobre esses amados e premiados espumantes que não deixam nada a desejar a um champagne.

E que tal expressar sua opinião sobre esse artigo?

Deixe um comentário logo abaixo ou uma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica.

2 comentários sobre “Descubra quem é a FERRARI dos espumantes

    1. Iaponira Diniz

      Oi Gildemar,

      Existem vários tipos de espumante FERRARI, inclusive em breve estaremos fazendo posts aqui no Blog.
      Dependendo do espumante, principalmente do tempo da sua fermentaçao, ele pode custar mais ou menos.
      Fiz uma pesquisa nos sites ai do Brasil, e achei alguns espumantes FERRARI que custam entre R$200,00 e R$300,00.

      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *