SaporeDiVino

Aprender sobre Vinhos: Livros ou Vídeos Online?

É fato que quem aprecia vinho sabe que o prazer da nossa taça aumenta quando conhecemos cada vez mais sobre a bebida dos deuses e até mesmo sobre a sua história. Aprender sobre vinhos acaba refinando o nosso gosto e cada aprendizado nos fascina cada vez mais.

E nesse post gostaria de esclarecer uma dúvida que muitas pessoas que me acompanham no Facebook e no Instagram costumam me perguntar: é melhor aprofundar nossos conhecimentos sobre vinhos a partir de livros ou de vídeos online?

Livros x Vídeos Online: como aprender sobre vinhos?

Sabendo que os cursos presenciais são em geral pouco acessíveis e não trazem flexibilidade de horário e local, é normal que as pessoas que se interessam por vinho considerem outras alternativas para aprofundar seus conhecimentos.

Aprender sobre vinhos

Aprender sobre Vinhos com Livros

Livros são um excelente material de estudo para aumentar o nosso conhecimento sobre vinhos. O mundo dos vinhos está sempre em constante mudança, novas descobertas, regiões e uvas para serem conhecidas, compartilhadas e comentadas.

Os livros ajudam e muito a complementar o nosso conhecimento, mas para se tornar um profundo conhecedor é necessário que você adquira uma biblioteca de livros, pois cada livro trata de um assunto específico.

O processo de aprendizagem para quem gosta de ler pode ser muito prazeroso, mas seguramente você vai precisar investir muito tempo para adquirir tanta informação, sem contar que você deve ter atenção a algumas propostas que prometem desmistificar o vinho e muitas das vezes precisam de mais de 300 páginas para tentar cumprir essa tarefa, e na maioria das vezes não conseguem.

Aprender sobre Vinhos com Vídeos Online

Estamos vivendo a era dos vídeos, segundo dados da CISCO VNI Global Forecast até o final de 2017 haverá um crescimento de 69% de visualizações de vídeos na internet, sem contar que atualmente é a mídia campeã responsável pelo maior tráfego da Web.

É mais do que comprovado que nos dias de hoje as pessoas preferem assistir vídeos a ler grandes textos, basta a gente prestar atenção nas redes sociais onde os vídeos fazem muito mais sucesso. Nada contra ler grandes textos, eu sou uma pessoa que adoro ler, estou simplesmente relatando um fato.

A maior parte das pessoas prefere o meio visual, exatamente porque exige menos esforço por parte do espectador. Os vídeos potencializam a aprendizagem de forma lúdica e criativa, são por natureza mais divertidos e considerados uma excelente experiência para aprender e assimilar um conteúdo.

Num vídeo combinamos o contexto visual, a linguagem falada e a reação da pessoa que está nos passando conhecimento, e esse conjunto agrega valor à mensagem tornando o aprendizado mais intuitivo, recorrente e atemporal.

O que eu quero dizer com recorrente e atemporal é que o vídeo te dá a possibilidade de assisti-lo onde, quando e quantas vezes você quiser.

Agora Atenção!

A internet é um ambiente altamente democrático e não muito controlável, então a minha dica ao assistir vídeos sobre o aprendizado de vinhos é a seguinte…

Antes de se dedicar a estudar através de vídeos no Youtube, por exemplo, busque informações sobre esse autor, procure saber se ele tem alguma formação, se já é conceituado no mercado, porque a grande realidade é que encontramos muitas informações incoerentes, então vale a pena se certificar que aquilo que você quer aprender vem de uma fonte confiável.

Imagine que você pode aprender a degustar um vinho através de um vídeo, onde o interlocutor vai poder mostrar para você, por exemplo, todos os passos para você sentir os aromas da sua taça de vinho.

Se você por acaso pensa que para degustar um vinho é só colocar o nariz na taça, eu vou dizer que você está completamente errado. Para você desfrutar os maiores prazeres do seu vinho é preciso ter conhecimento e aprender uma metodologia internacional.

Metodologia Internacional

O assunto “Vinho”, de fato, é muito extenso e abrange muitas variações, e para aprender sobre vinhos você precisa conhecer a sua história, o serviço do vinho (abrir uma garrafa, qual taça escolher, como decantar), todos os tipos de vinho (tinto, branco, rosé, espumantes, vinhos de sobremesa), os métodos de produção, técnicas de envelhecimento, a produção diferenciada dos espumantes, conhecer as características das uvas, como são cultivadas, harmonização vinho e comida, sem falar uma das coisas fundamentais que é a degustação em si.

Existe uma metodologia internacional para aprender a degustar um vinho que é baseada nos nossos sentidos: Análise Visual, Análise Olfativa e Análise Gustativa, e essas análises ainda subdividem-se em fases.

Uffa… tem mesmo muita coisa para você aprender sobre a bebida dos deuses e olha que eu nem listei tudo, fiz um breve resumo.

O Quanto Você Quer Aprender sobre Vinhos

Agora se você quer realmente se dedicar e tiver um grande interesse em ter mais conhecimento sobre vinhos, saber como degustá-los, sentir os maiores prazeres de uma taça, vale muito a pena você investir num curso de vinhos.

No Curso as informações vão estar organizadas e concentradas, de forma que você vai acelerar o seu processo de aprendizagem. Existem no mercado cursos presenciais e cursos online que na maioria das vezes tem como foco principal a degustação de vinhos, claro que não deixando de lado todas as informações importantes sobre a bebida dos deuses.

A coisa boa é que você vai ter alguém para te orientar e ensinar todo o processo de degustação, mas lembre-se não adianta nada você aprender a degustar um vinho e depois não praticar.

É a pratica que leva a perfeição, certamente é imprescindível conhecer as técnicas, os movimentos, os exercícios para que você possa extrair ao máximo todos os prazeres da sua taça de vinho, e depois que aprender tudo isso é só colocar em prática, preferencialmente com amigos ou familiares que gostam de vinho.

E tem coisa melhor que praticar a degustação de vinhos com amigos?

Espero que você tenha gostado das dicas e conselhos do nosso post. Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais (Facebook, Twitter e Google+).

E, se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

Quer aprender ainda mais sobre vinhos? Faça agora o download do nosso e-Book “Os seis passos para se Tornar um Expert em Vinhos!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *