Será que você já ouviu falar da uva moscatel?
Tenho quase que certeza que sim, e agora é hora de conhecer um pouco mais sobre essa uva.
Moscatel é uma uva doce e muito aromática, também conhecida como Moscato (italiano) ou Muscat (francês). Ela não é apenas uma variedade de uva, e sim uma grande família que apesar de possuírem formas, cores e tamanhos diversos, têm uma forte característica em comum, seu aroma intenso.
Um tipo de uva conhecida do homem há muito tempo, supostamente originária da Grécia, se expandiu pelo Mediterrâneo a partir da Alexandria e do Egito, onde encontrou regiões que forneceram o clima ideal para seu desenvolvimento.
Nas uvas brancas ou tintas podemos perceber notas frutadas (laranja, damasco, pêssego, etc.), florais (rosas, jasmins), mel, e principalmente o aroma e gosto de uvas, uma das coisas mais difíceis de serem percebidas em um vinho, por esse motivo, vinhos feito com uvas moscatel são fáceis de serem reconhecidos.
Comum em toda Europa se adaptou muito bem a várias regiões pelo mundo, por ser muito versátil pode dar origem a vinhos brancos secos ou doces e espumantes, perfeitos para serem harmonizados com doces e sobremesas.
São mais de 150 uvas que pertencem a família Moscatel, a seguir as variedades mais utilizadas na produção de vinhos.
Moscatel Branca – Difundida em quase toda a Itália (Moscato Bianco), na França é conhecida como “Muscat à petit grains“. Muito utilizado na produção de vinhos doces espumantes feitos de uvas secas (“appassiti”) e vinhos licorosos.
Moscatel Laranja ou Amarela – cultivada em algumas áreas da Itália como Colli Eugani e Alto Adige, produz vinhos espumantes doces, e em alguns casos raros, vinho branco seco.
Moscatel Rosa – seu nome deriva do seu aroma de rosas, já que a cor da sua uva remete a um azul escuro. Seus vinhos possuem uma cor rosa claro, são delicadamente aromáticos com evidentes notas de rosas, no gosto são intensos e agradáveis.
Sempre me perguntei por que os produtores de espumantes os denominam apenas “Moscatel”, não especificando exatamente a variedade…
Oi Pedro,
A verdade é que existe espumantes dos mais variados tipos de uvas.
Aqui no Blog temos alguns posts onde falamos sobre o método de produção dos espumantes. Acredito que vale a pena dar uma lida.
Sem contar que temos videos também no nosso canal do Youtube. https://goo.gl/hWF0N8
Abraços,
Iaponira & Massimiliano