Você já ouviu falar em propriedades organolépticas do vinho?
São propriedades que se referem aos alimentos. Podemos interpretar como um conjunto de características químicas e físicas percebidas pelos órgãos do nosso sentido… Complicou? Então agora vai ficar mais fácil…
Quando degustamos um vinho é importante identificamos a cor, os aromas e os sabores. E são exatamente essas características que representam as propriedades organolépticas de um vinho e que estão diretamente ligadas aos nossos sentidos.
O órgão do sentido com o qual identificamos a cor é a visão, para sentir os aromas vamos precisar do olfato, e para sentir os sabores vamos utilizar três sentidos: o paladar e olfato para sentirmos o gosto, e o tato que vai nos ajudar a identificar as sensações térmicas e adstringência.
Se por acaso você achou estranho quando eu disse que o olfato participa no sabor, depois se quiser faça um teste.
Peça alguém para colocar alguma coisa na sua boca, mas você tem que estar de olhos fechados. Agora é necessário tampar o nariz vamos ver se você adivinha que tipo de alimento colocaram na sua boca… 🙂
Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.
Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!