O conceito “Cru” é de origem francesa. Embora com diferentes nuances é sempre inerente a identificação de um vinho relacionado ao território definido para a sua produção.
No sentido literal cru é um vinhedo onde o clima, solo e outros fatores, naturais ou não, dão ao vinho características específicas diferentes daquelas presentes nos vinhos produzidos nas proximidades.
Simplificando é um pedaço de terra onde a videira exprime o melhor das suas uvas, mesmo que existam vinhedos muito perto, mas que não conseguem atingir as mesmas características. O conceito é praticamente o do terroir. Na França, o termo cru se aplica a tudo que é produzido a partir da terra (cru é o particípio passado do verbo “croître” crescer): frutas, legumes, mel, manteiga, queijo.
Voltando ao vinho, o termo cru, sempre na França, se inclui juntamente com a identificação da área geográfica de origem do vinho, a propriedade, a variedade de uva, o estilo da produção, comercialização, a qualidade de uma tradição da empresa.
Cru tornou-se também o termo oficial usado na classificação e qualidade dos vinhos mais importantes da produção francesa: Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Champagne.
Gostou do nosso post? Que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.
Muito bom esse tipo de informação valoriza o conhecimento no mundo do vinho….
Oi Edmar,
Muito obrigado pelo seu comentário.
Grande abraço
Iaponira & Massimiliano