SaporeDiVino

Classificação dos Aromas do Vinho

Sempre escuto muitas pessoas falarem que não conseguem sentir todos os aromas que os experts dizem que sentem, ou então escuto também pessoas que dizem sentir todos os aromas, aqueles impossíveis de se imaginar… são dois lados dessa moeda que muitas vezes é até divertido.

A grande verdade é que para apreciarmos nosso vinho e sentirmos todos os aromas precisamos de algumas coisinhas: primeiro criar um memória olfativa, depois aprender a utilizar as técnicas e movimentos, ter cada vez mais conhecimento, e então praticar, praticar, praticar…e quando você menos percebe já está sentindo todos os aromas do vinho.

Agora vou falar sobre a classificação desses aromas, está vendo como precisamos de conhecimento?

Aromas primários: são aqueles que derivam diretamente do vinhedo e proporcionam um caráter especial ao vinho. Dependem da região, do grau de maturação da uva entre outros fatores.

Depois temos os aromas secundários: são aqueles adquiridos na fermentação através da ação das leveduras sobre o mosto. As leveduras selecionadas, as condições da fermentação e a temperatura influenciam esses aromas.

E por fim temos os aromas terciários: que são aqueles adquiridos no processo de envelhecimento do vinho. Podem resultar do envelhecimento do vinho em madeira e em garrafa ou apenas em garrafa. O processo de envelhecimento origina aromas complexos, que designam o bouquet do vinho.

Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!

É sempre um prazer responder.

2 comentários sobre “Classificação dos Aromas do Vinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *