Uva Pinot Noir

Uma uva autóctone, que podemos dizer também indígena ou nativa da região da Borgonha, mas que obteve também excelentes resultados na Itália, Hungria, América do Sul e Califórnia.
Além de ser a grande uva tinta da Borgonha, responsável por lendários vinhos como o “La Romanée-Conti”, a Pinot Noir também é a base de muitos espumantes, principalmente o Champagne.

A variedade Pinot Noir é considerada uma uva camaleão, muito sensível às alterações de solo e de clima, podendo apresentar enormes variações entre terroirs e safras diferentes.
Em geral os vinhos feitos dessa uva são muito mais elegantes e generosos do que pesados. Podemos identificar um odor que varia entre o celeiro e estrume, mas depois desse primeiro choque, em uma boa taça de Pinot Noir podemos descobrir frutas como groselha, morangos e as vezes cereja, aromas florais de violeta e rosas, especiarias como canela, orégano, chá verde e quando envelhecido em madeira odores de charuto, couro e etc…

Produz vinhos de ótima acidez com taninos e álcool bem equilibrados e discretos. Na maioria das vezes seu vinho é considerado de corpo médio.
A Pinot Noir é uma das melhores uvas para exemplificar o conceito de terroir, pois ela dá origem a vinhos bastante distintos dependendo de onde é plantada. E isso é uma coisa importante de se ter em mente que uma mesma uva pode expressar características diversas dependendo de onde ela foi plantada.
[ecp code=”MasterClass”]
Nada de dizer que só gosto de Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot… o mundo dos vinhos esta aí para nos proporcionar prazeres diversos. Cada taça de vinho é uma nova descoberta, aquilo que eu sempre digo é provar pouco de muitos vinhos.

Então praticar muito, saber usar técnicas e movimentos para ajudar na degustação e ter conhecimento, isso tudo faz com que sem que a gente perceba aprecie cada vez mais a bebida dos deuses.
Se você gostou do post que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.
Qualquer dúvida ou sugestão é só DEIXAR SEU COMENTÁRIO aqui embaixo!
É sempre um prazer responder.

Gostei da aula sobre a uva pinot noir, tomava o vinho e na minha ignorância, não sabia que pinot noir era um tipo de uva.
Obrigada pelo conhecimento e esclarecimento.
Att,
Oi Angela,
O mundo dos vinhos é muito abrangente, tem sempre coisa para gente aprender. 🙂
Muito obrigado pelo seu comentário.
Abraços,
Iaponira & Massimiliano