Você já se viu alguém girando uma taça de vinho?
Pensou, hummm, aquela pessoa é muito esnobe…
Ficou com vontade de fazer o mesmo, mas não sabia como nem por que?
Muitas vezes, para aqueles que não conhecem, parece até ser uma coisa “esnobe”. A verdade é que dependendo de como se faz, e porque se faz pode mesmo parecer esnobe…
Agora é hora de desvendar os 5 passos para que você entenda, e aprenda esse ritual que faz toda a diferença na degustação de um vinho.
1-)Entenda…
Para começar pergunte-se, por que devo girar minha taça de vinho?
Saber o que está fazendo é sempre de bom tom. Imagine se alguém te pergunta… Se precisar responder diga que girar a taça aumenta a intensidade olfativa liberando os odores, além de favorecer a oxigenação do vinho.
2-)A forma correta de fazer…
Não faça o gesto de girar a taça como se fosse um profundo conhecedor, isso pode parecer esnobe. Nunca faça o movimento balançando ombro e cotovelo: faça duas ou três voltas girando somente o pulso sem fazer muito força. O top é quando você consegue fazer sem mesmo interromper uma conversa.
3-)Não seja impaciente…
Agora com a taça parada é hora de sentir os odores do vinho. Coloque o nariz dentro da taça por dois segundos, sinta os odores e afaste-a. Repita a operação para que você possa por mais uma vez sentir odores não identificados na primeira vez.
4-)Agora basta…
Tudo bem que além de sentir os odores ao girar a taça aproveitamos para oxigenar o vinho que nada mais é do que o processo de decantação, mas não precisa fazer isso mais do que duas ou três vezes. Se você continuar a girar a taça, as pessoas ao seu redor, que entendem de vinho, vão começar a duvidar daquilo que você está bebendo. 🙂
5-)Nunca com um espumante…
Jamais gire a taça com qualquer tipo de espumante (champagne, prosecco, etc), é imperdoável. Os espumantes são compostos de gás carbônico responsável pela produção das famosas borbulhas. Se você girar a taça, adeus às borbulhas. Elas representam um dos fatores na avaliação da qualidade de um espumante.
CIN CIN!
Muito interessante. Sou uma curiosa dos vinhos e tenho aprendido muito como sempre. Chegará a hora que poderemos nos encontrar e ver se aprendi direito. Um grande abraço.
Oi Gecilda,
Muito obrigada pelo seu comentário.
Espero que você tenha visto também nossos vídeos no canal do Youtube.
Te espero aqui em Roma. 🙂
Grande abraço,
Iaponira Diniz
Olá !!! Iaponira e Massimiliano,
Quanto ao seu comentário !!! achei muito construtivo, e confesso que já sou seu grande admirador.
ADMIRADOR : esta palavra parece ser comum p/ nós !!! admirador desta grande maravilha que é o vinho, e que tantos benefícios nos trás a nossa saúde.
tin tin
Oi Paulo,
Muito obrigada pelo seu comentário.
Nossa ideia é compartilhar cada vez mais nossos conhecimentos e nossa paixão.
Com certeza temos algo em comum, a admiração por essa bebida dos deuses.
Grande abraço,
Iaponira e Massimiliano
Adorei, pois sou apaixonada por vinhos e adoro saber um pouco de cada coisa a respeito deles e como agir.. cada dia aprendo um pouco
obrigada.
Oi Heloisa,
Agradeço o seu comentário! 🙂
Grande abraço,
Iaponira Diniz
Olá Iaponira e Massimiliano
Só tenho a agradecer as dicas e informações valiosas que vocês têm disponibilizado no blog. Apesar de ser Pernambucano, apreciamos muito essa bebida tão rica e temos até um pólo produtor em nosso Estado. A seleção dos tipos, a temperatura para guardar e servir, a escolha das taças e as demais dicas são valiosas para quem deseja mergulhar nesse mundo maravilhoso.
Salute, grazie.
Recife/PE
Oi Antonio,
Muito interessante ter um polo produtor no Nordeste.
Fiquei mesmo sabendo através de você.
Nós é que agradecemos o seu comentário, espero que voce aproveite as informações aqui do Blog.
Já sabe qualquer dúvida, basta entrar em contato.
Tante Grazie,
Iaponira & Massimiliano
O MUNDO DOS VINHOS SEMPRE ME ATRAIU,E ESTOU ENCONTRANDO CONTEÚDOS BONS E IMPORTANTES PARA AGREGAR E OBTER MAIS CONHECIMENTO SOBRE OS SEGREDOS DO VINHO.
PARABÉNS ACOMPANHO SEMPRE O BLOG.
ROSANO LUIZ
RONDINHA-RS
Oi Rosano,
Mensagens como a sua só nos incentivam cada vez mais.
Agradecemos o seu comentário. 🙂
Abraços,
Iaponira & Massimiliano
Os primeiros passos no mundo do vinho deram-se devido a paixão pela língua italiana. O italiano é a língua do amor, da arte e da cultura.
Sou uma enófila apaixonada e como tal quero agradecer a vocês por ampliar meu conhecimento sobre vinhos!
Muito obrigada!
Oi Jéssica,
Muito obrigada pelo seu comentario.
Grande abraço,
Iaponira Diniz
Como vcs publicam um assunto como este, sem considerar o teor alcoólico?
Oi Rosana,
Não entendemos o seu ponto de vista. Poderia esclarecer melhor, por favor?
O movimento de girar a taça serve para duas coisas, a primeira é para liberar os odores do vinho, a segunda para nos dar uma indicação da densidade do vinho. Nesse caso, só de olhar podemos mais ou menos descobrir o ter alcoólico. Essa é uma das etapas da análise visual do vinho.
E essa a sua dúvida?
Abraços,
Iaponira & Massimiliano
olá Iaporina e Massimiliano , estou adorando essa relação de aprendizagem, as publicações de vocês são ótimas .Tem me encantados informações sobre os tipos e regiões de uvas da Itália. Você é maravilhosa!!!!!!
Oi Iara,
Muito obrigado pelo seu comentário e pelo elogio. 🙂
E acesse o nosso canal do Youtube, temos mais de 365 vídeos falando sobre vinhos.
https://goo.gl/hWF0N8
Grande abraço,
Iaponira & Massimiliano