Você sabe o que é um vinho tranquilo?
Quando a gente está começando no mundo dos vinhos, aparece uma enxurrada de palavrinhas que a gente nunca ouviu antes, imagina vinho tranquilo, será que é aquele que está sempre quietinho?
Brincadeiras a parte eu sempre digo que o mundo dos vinhos tem sim seus termos específicos, isso porque ele faz parte de uma ciência que é a enologia, e com o tempo a gente vai se acostumando com seus termos, e garanto que fundo, no fundo, seus termos têm sempre uma lógica.
Então vamos a definição do que é vinho tranquilo: é aquele que não passou por uma segunda fermentação, ou seja, não possui gás carbônico, aquelas belas bolhinhas que encontramos nos espumantes ou frizantes, e essas bolhinhas nos recordam algo como agitação…
Já percebeu uma taça de espumante quando você coloca o vinho e aquelas bolhinhas não param de se movimentar? Está vendo como tem uma lógica? Vinhos que não são espumantes que não sofreram uma segunda fermentação são considerados vinhos tranquilos.
E quais são os vinhos tranquilos? Os tintos, os brancos, os rosés e os vinhos doces de sobremesas são classificados como vinhos tranquilos.
Gostou do nosso post? Que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.
esta sendo muito aprender um pouco mais sobre os vinhos.
Oi Maurília,
Muito obrigado pelo seu comentário. 🙂
Abraços,
Iaponira & Massimiliano
Nem imaginava que havia esse termo para os vinhos. E para os espumantes e frizantes, qual seria o termo? Vinhos não tranquilos? Rsrs
Oi Samira,
Eu também não conhecia antes de começar a me dedicar a esse mundo.
Aqui na Itália eles chamam de vino fermo (vinho parado). 🙂
Os espumantes e frizantes são chamados pela própria tipologia.
Grande abraço,
Iaponira & Massimiliano
Que prazer poder aprender um pouco sobre vinhos com você. Obrigada e muito sucesso!
Oi Verlaine,
Para nós é um grande prazer compartilhar nosso conhecimento. 🙂
Grande abraço,
Iaponira & Massimiliano