SaporeDiVino

Vinhos Tranquilos

Você sabe o que é um vinho tranquilo?

Quando a gente está começando no mundo dos vinhos, aparece uma enxurrada de palavrinhas que a gente nunca ouviu antes, imagina vinho tranquilo, será que é aquele que está sempre quietinho?

Brincadeiras a parte eu sempre digo que o mundo dos vinhos tem sim seus termos específicos, isso porque ele faz  parte de uma ciência que é a enologia, e com o tempo a gente vai se acostumando com seus termos, e garanto que fundo, no  fundo, seus termos têm sempre uma lógica.

Então vamos a definição do que é vinho tranquilo: é aquele que não passou por uma segunda fermentação, ou seja,  não possui gás carbônico, aquelas belas bolhinhas que encontramos nos espumantes ou frizantes, e essas bolhinhas nos recordam algo como agitação…

Já percebeu uma taça de espumante quando você coloca o vinho e aquelas bolhinhas não param de se movimentar? Está vendo como tem uma lógica?  Vinhos que não são espumantes que não sofreram uma segunda fermentação são considerados vinhos tranquilos.

E quais são os vinhos tranquilos? Os tintos, os brancos, os rosés e os vinhos doces de sobremesas são classificados como vinhos tranquilos.

Gostou do nosso post?  Que tal compartilhar com amigos e familiares. Basta escolher uma das redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

 

6 comentários sobre “Vinhos Tranquilos

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Samira,
      Eu também não conhecia antes de começar a me dedicar a esse mundo.
      Aqui na Itália eles chamam de vino fermo (vinho parado). 🙂
      Os espumantes e frizantes são chamados pela própria tipologia.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Verlaine,
      Para nós é um grande prazer compartilhar nosso conhecimento. 🙂
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *