SaporeDiVino

Dureza e Maciez – Como Identificar a Qualidade do Vinho

qualidade do vinho

Hoje vou falar sobre um assunto que nos ajuda a entender a qualidade do vinho. Você por acaso já ouviu falar em dureza e maciez do vinho?

Componentes da Maciez do Vinho

Definimos a maciez de um vinho através dos seus açúcares, álcool e poliálcool.

Açúcares

Os açúcares identificam se o grau de doçura de um vinho que pode ser seco, meio-seco ou doce.

Álcool

Nos traz a sensação de calor, ou seja quando bebemos um gole podemos sentir se o vinho quando desce apresenta uma sensação maior ou menor de calor, essa sensação também é conhecida como pseudo calor.

Poliálcool

O poliálcool que é um componente ligado a glicerina e nos dá a sensação de um vinho mais ou menos aveludado.

qualidade do vinho

Componentes da Dureza do Vinho

Os componentes da dureza são conferidos pela acidez, os taninos e a “sapidez-mineralidade”.

Acidez

Percebemos a acidez na parte lateral da nossa língua é a sensação que nos faz salivar.

Taninos

Na grande maioria das vezes tem maior presença nos vinhos tintos, é representado pela adstringência que sentimos na nossa boca, só para dar um exemplo quando comemos uma banana verde e sentimos o paladar “trincar”, essa é a sensação de adstringência

“Sapidez-mineralidade”

A sensação que sentimos ao colocar  vinho na boca e que nos recorda um sabor salgado e que identificamos como sabores minerais em um vinho.

dureza e maciez do vinho

A correta combinação desses elementos da maciez e da dureza é que faz com que o vinho possa ser considerado uma bebida equilibrada, identificando a qualidade do vinho.

O que isso significa?

Que os componentes da maciez e os componentes da dureza devem estar em perfeita harmonia para termos um vinho equilibrado e é exatamente esse equilíbrio que vai fazer com que a gente compreenda a qualidade do vinho.

Compliquei?

Vamos a alguns exemplos, sabe quando você coloca um vinho na boca e sente muito a acidez? Esse provavelmente é um vinho desequilibrado. Ou então quando você coloca o vinho no seu nariz e só sente o álcool, outro sinal de vinho desequilibrado.

Existem técnicas que nos ajudam a classificar todos esses componentes tanto da maciez quanto da dureza que fazem com que no final possamos dizer sobre a qualidade do vinho, mas para isso precisamos conhecer essas técnicas que estão associadas a metodologia internacional da degustação e aliar a prática que vai ser para sempre.

qualidade do vinho

A qualidade do vinho

Só uma coisa que eu queria esclarecer, quando aprendemos a usar as técnicas para identificar a qualidade de um vinho, de forma alguma podemos dizer que um vinho que não é totalmente equilibrado é um vinho sem nenhuma qualidade.

O que muitas vezes acontece é que o vinho pode ainda não estar pronto e precisa amadurecer um pouco mais, ou então em uma determinada safra, as uvas proporcionaram uma acidez um pouco maior e deixou o vinho desequilibrado, mas isso não quer dizer que não podemos apreciar esse vinho, ele pode não ser 100% mas possui suas qualidades.

A pontuação dos vinhos

Existe uma forma de pontuar os vinhos exatamente com o intuito de classificar a sua qualidade, lembrando que quando falamos de avaliação pode existir uma certa subjetividade porque depende especificamente de quem está avaliando.

Normalmente vemos essas pontuações serem feitas por revistas especializadas ou críticos famosos, mas sobre pontuação quero falar num próximo post.

pontuacao do vinho

Agora que você já descobriu o que significa a dureza e a maciez de um vinho que são características que ajudam a identificar a qualidade do vinho,  se você tem vontade de saber mais sobre a bebida dos deuses, deixa eu te fazer uma pergunta: seus conhecimentos enófilos estão no patamar que você gostaria?

Pergunto isso porque muitas pessoas me procuram relatando que gostaria de ter mais segurança na escolha do seu vinho, sabendo exatamente como identificar os vinhos de qualidade, ou então pessoas que se sentem constrangidas em reuniões de negócios que acontecem em restaurantes mais sofisticados e nao tem a menor ideia de como escolher o seu vinho – além, é claro, da própria relação entre o quanto gostariam de saber sobre vinhos e o quanto se dedicaram para isso.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais sobre vinhos do que realmente sabe, tenho uma super dica para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos clicando no banner aqui embaixo.

Ah, e se você gostou do post compartilhe agora com seus amigos de vinho. Você pode compartilhar em qualquer uma dessas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

 

 

5 comentários sobre “Dureza e Maciez – Como Identificar a Qualidade do Vinho

  1. Jorge Silvaner...

    Bom dia, Yaponira..
    Top, simplesmente top as informações que você nos passa sobre o mundo do VINHO, aprendendo cada vez mais e feliz cada vez mais estou, com tudo o que você nos transmite, mais apaixonado por vinho estou.

    Grande relevância todas as informações que você, dispõe a nos ensinar..

    Muito obrigado.

    Abraços.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Jorge,

      Nos sentimos felizes e honrados com o seu comentário.
      Muito bom saber que podemos colaborar para o seu conhecimento sobre esse mundo maravilhoso! 🙂
      Acesse também o nosso canal de Youtube recheado de informações.
      https://goo.gl/hWF0N8

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  2. Maria Elizabeth

    Quero parabenizar vocês pela excelente matéria sobre dureza e maciez do vinho. Aliás, blog e vídeos de excelente qualidade e esmero, que me ajuda muito (e acredito a todos também) a conhecer cada vez mais sobre vinhos!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Maria Elizabeth,
      Muito obrigado pelos elogios.
      Esperamos divulgar cada vez mais a cultura do vinho ai no Brasil de forma simples e descomplicada.
      Abraços,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *