SaporeDiVino

Champagne italiano, blasfêmia! Espumantes italianos, os melhores…

Melhores espumantes italianos

Antes de qualquer coisa é preciso deixar bem claro que não existe champagne italiano, e sim, vinho espumante italiano.

E já já vou esclarecer essa blasfêmia para deixar contentes franceses e italianos, e vou falar também sobre os melhores espumantes italianos.

Champagne Italiano Ferrari

Minha descoberta dos vinhos espumantes

Depois que cheguei por aqui e me aprofundei no mundo das “bollicine” (borbulhas ou bolhinhas), que é como são conhecidos os espumantes aqui na Itália, comecei a me perguntar quase que constantemente por qual motivo nosso país que possui um clima quente, características tropicais, abundância de pratos de peixes, ainda não descobriu por completo o frescor, os sabores e os prazeres de um espumante.

Vivendo aqui na Itália descobri que os espumantes se harmonizam excepcionalmente com pratos de peixes, risotos, pratos que contenham gordura, isso porque o espumante tem uma característica de acidez que juntamente com as suas borbulhas, ajudam a limpar a nossa boca, e seu frescor acentua o sabor desses pratos.

Observei que quando chega o verão o consumo de “bollicine” aumenta massivamente, principalmente porque todos ficam loucos por sol e praia, então as pessoas se reúnem com seus familiares e amigos nas praias ou no fim da tarde para saborear os melhores espumantes italianos como aperitivo.

Vinho espumante italiano

O que isso tem a ver o título do seu artigo? Champagne italiano blasfêmia, espumantes italianos, os melhores…

Bem primeiro fiz um desabafo para que você possa entender o motivo pelo qual me apaixonei também pelos vinhos espumantes.

Tenho um grande sonho que é divulgar cada vez mais o espumante no Brasil. Acho que no fim das contas, o vinho espumante me recorda muito o meu país, seu frescor, seus aromas florais, frutados que remetem a “uma certa tropicalidade” .

Vamos agora as explicações…

Champagne italiano: a blasfêmia

Muita gente faz confusão achando que champagne e espumante são coisas diferentes. Eu particularmente já ouvi muito gente falar champagne italiano. A realidade é que o champagne é um tipo de espumante produzido em Champagne, uma região da França.

Cada país tem a sua regulamentação com relação à produção de vinhos, e um dos objetivos é a tutela do seu produto, portanto somente os espumantes produzidos na região de Champagne podem ser chamados de champagne.

Outro exemplo é o Prosecco, um vinho espumante italiano onde as suas regras preveem que sua produção seja realizada somente nas regiões de Veneto e Friuli-Venezia-Giulia, no norte da Itália.

Agora você já sabe que champagne italiano não existe!

Melhores vinhos espumantes italianos

Trento DOC

Uma das vinícolas italianas que produzem vinhos espumantes, que por sinal aprecio muito, ganhou o título de “Sparkling Wine Producer of the Year” (Produtor de Vinhos Espumantes do Ano) na competição “The Champagne and Sparkling Wine World Championships 2015” vencendo na final, nada mais nada menos, que dois produtores famosos de champagne a Maison Charles Heidsieck e a Maison Luis Roederer.

Essa vinícola se chama Ferrari (saiba mais aqui) foi premiada como a melhor produtora de vinhos espumantes do ano de 2015.

Além dessa conquista impressionante, os seguintes vinhos espumantes italianos também foram premiados: Ferrari Perlé 2006 Trentodoc como “Best Italian Sparkling Wine” (Melhor Italiano Espumante) e mais nove medalhas de ouro vencidas pelos seguintes vinhos: Maximum Brut (Magnum), Perlé 2004 (Magnum), Perlé 2006 (Magnum), Perlé 2008, Perlé 2009, Perlé Nero 2007, Perlé Rosé 2007 (Magnum) e Giulio Ferrari Riserva del Fondatore 1995 (Magnum).

Vinhos espumantes italianos Ferrari Premium

“The Champagne and Sparkling Wine World Championships” é um concurso dedicado exclusivamente aos vinhos espumantes, e esse evento é organizado por Tom Stevenson, a autoridade mais respeitada do mundo no que diz respeito a vinho espumante e “Champagne”.

Ele escreveu 23 livros, o mais importante foi publicado internacionalmente por mais de 50 editoras e traduzido em mais de 25 línguas, “The World Encyclopedia of Champagne and Sparkling Wine”.

vinho espumante italiano

Franciacorta

Quero que você conheça também uma região aqui na Itália que produz vinhos espumantes excelentes, feitos com o método clássico (entenda aqui) e de altíssima qualidade.

Se você ainda não ouviu falar, essa região se chama Franciacorta, e é relativamente nova no que diz respeito a produção de vinhos espumantes, se comparada com tantas outras regiões que produzem vinho aqui na Itália.

Tudo começou no fim dos anos 50 quando um jovem enólogo, Franco Ziliani, propõe a um produtor de vinhos da região, Guido Berlucchi,  de produzir um vinho espumante como o “champagne”.

Para conhecer melhor essa história, eu fiz uma entrevista com o CEO da Vinícola Berlucchi, Arturo Ziliani, filho desse “jovem enólogo“, que nos conta toda a história da criação dos vinhos espumantes Franciacorta, e no final nos dá um conselho de como se aproximar dessas maravilhosas “bollicine”.

Então assista ao vídeo!

Gostou das informações do post? Agora você já sabe que não existe champagne italiano, e sim vinho espumante italiano.

Listei também para você duas denominações dos melhores vinhos espumantes italianos, mas acredite que ainda existe uma infinidade de espumantes de qualidade, não só italianos, mas de todas as nacionalidades, inclusive no Brasil temos muitos espumantes premiados.

Então se você acha que deveria (ou gostaria de) saber mais sobre vinhos do que realmente sabe, tenho uma super dica para você: baixe meu eBook gratuito com 6 Dicas para se Tornar um Expert em Vinhos clicando no banner aqui embaixo.

6 comentários sobre “Champagne italiano, blasfêmia! Espumantes italianos, os melhores…

  1. Márcia

    Conhecer a história da Vinícola Berlucchi, clássica e familiar. Que priorizam, acima de tudo, a qualidade de seus vinhos é estimular mais um sentido além olfato, paladar, visão, tato e audição… Cin Cin Iaponira.
    Obrigada por mais esse prazer.

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Márcia,
      Posso te garantir que os vinhos espumantes dessa vinícola são maravilhosos!
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Cin cin!
      Abraços,
      Iaponira & Massimiliano

  2. Vera Batista Castro

    Olá Iaponira e Massimiliano,

    Foi uma deliciosa descoberta pra mim, o blog de vcs. Tenho lido, visto os vídeos e me encantado cada vez mais, com esse mundo incrível dos vinhos. Particularmente gostei muito de um post sobre espumantes, onde vcs falam que vivemos num país tropical, super quente e tomamos espumantes apenas em momentos especiais ou festas de réveillon.
    Sempre gostei muito de frizantes, espumantes principalmente nesta época, e com o post de vcs, me permitiu ter um argumento a mais para convencer meus amigos e marido a degustarmos em happy hours e almoços e jantares. Obrigada e espero ler mais posts deliciosos sobre a nossa paixão!

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Vera,
      Agradecemos o seu comentário.
      E qualquer dúvida que você tenha, basta entrar em contato.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

  3. Regina Vaz

    Parabéns Iponira Diniz pelo blog e videos.
    Sou apreciadora de vinhos e estudante de da ABS-RJ .
    Já recomendei para vários amigos.
    Qdo for a Italia com certeza vou tomar algum vinho da Vinícola Berlucchi que NAÕ conheço.
    Abçs
    Regina Celia Vaz

    1. Iaponira Diniz Autor da Postagem

      Oi Regina,
      Obrigado por recomendar o nosso Blog.
      Qualquer duvida que você tiver aqui no Blog ou sobre algum vídeo do nosso canal do Youtube é so entrar em contato.
      Grande abraço,
      Iaponira & Massimiliano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *